domingo, 29 de agosto de 2010

ENERGIA DE ORIGEM FÓSSIL

POSTADO POR BRUNA

O gás natural é uma energia de origem fóssil que se encontra no subsolo e procede da decomposição de matéria orgânica retirada entre as camadas rochosas.

Sua origem fóssil provém da decomposição vegetal e animal há milhares de anos. Este processo de erosão levou remanescentes biológicos por meio de rios e riachos em direção às costas, onde foram depositados com lama e sedimentos. Através do tempo foram cobertos por mais e mais sedimentos e, gradualmente, comprimidos pelo

peso das camadas dos mesmos.
Com a evolução, o material que continha, originalmente, remanescentes biológicos, tornou-se rocha sedimentar. Hoje, essas rochas sedimentares, arenitos, xistos e dolomita são os locais onde geralmente são encontrados os depósitos de petróleo e gás natural. Muitas vezes, eles ficam retidos entre as camadas de rocha que foram formadas sobre as rochas sedimentares que as produziram.

Como o gás natural é o combustível fóssil de queima mais limpa. Ajudam na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia mais poluentes. O gás natural é um produto incolor e inodoro, não tóxico e mais leve que o ar.


Uma vez extraído do subsolo, deve ser transportado às zonas de consumo, que podem estar próximo ou a quilômetros de distância. O transporte de suas jazidas até as áreas de consumo se realiza por meio de tubos de aço de grande diâmetro, chamados de gasodutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário