domingo, 5 de setembro de 2010

CURIOSIDADES

POSTADO POR ERMINIO

- Em caso de vazamento, o gás natural é facilmente percebido devido ao seu forte cheiro artificial (mesmo odor do gás de cozinha).

- O gás natural não pega fogo com facilidade. Ele precisa de alta temperatura para que entre em combustão. É importante lembrar que ele é mais leve que o ar, sendo então mais seguro que o GLP (gás de cozinha) que, por ser mais pesado que o ar, acumula-se no solo, onde pode gerar acidentes.

- Em caso de vazamento com chama, não se deve tentar extinguir a chama. A chama evita o acúmulo excessivo de gás, que poderia causar uma explosão.

- É possível saber a exata localização dos gasodutos. Nossa rede está sinalizada através de placas, balizas, adesivos em postes, tachas no asfalto e passeio.

- A principal causa de acidentes nas redes de gás é a falta de cuidado de terceiros ao realizarem serviços, obras ou escavações perto da rede de gás.

- A rede de distribuição é feita de aços especiais, dotados de grande resistência e durabilidade. Para a fabricação dos tubos é feita uma inspeção através de um rigoroso controle de qualidade. Além disso, há um sistema de prevenção contra a corrosão do aço e um sistema de válvulas que controla a pressão e o fechamento em caso de vazamento de gás.

- Que o Gás Natural é reconhecidamente muito mais seguro que os demais combustíveis. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamentos, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620 graus centígrados (o álcool se inflama a 200ºC e a gasolina a 300ºC).

- Que o abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim qualquer possibilidade de combustão.

- Que os cilindros e demais componentes do kit de conversão carregados no veículo são projetados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado. Estes cilindros são capazes de resistir a choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário