domingo, 29 de agosto de 2010

Composição Química

POSTADO POR VERENA

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, sendo o gás metano o de maior proporção.
Esta composição é a razão de sua ampla aceitação como um dos combustíveis mais limpos que existe: sua composição produz menos dióxido de carbono (CO2) que outras fontes energéticas e contribui, significativamente, para a diminuição do efeito estufa. A emissão de óxido de nitrogênio (NO2) é considerado menor e, praticamente nulas, as emissões de dióxido de enxofre (SO2), partículas e compostos orgânicos.
Veja a tabela abaixo:






OUTRAS INFORMAÇÕES

A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 (mais leve que o ar) e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal / m3, depedendo dos teores de pesados (Etano e propano principalmente) e inertes (Nitrogênio e gás carbônico). No Brasil a composição do gás para comercialização é determinada pela Portaria de Número 104 de 8 de julho de 2002 da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Na região Sudeste do Brasil o gás natural comercializado deve estar de acordo com as sequintes especificações:

- Poder Calorifico Superior - 9,72 a 11,67 kWh/m³

- Índice de Wobbe - 46500 a 52.500 KJ/m³

- Metano mínimo - 86,0 %Vol

- Etano Máximo - 10,0 %Vol

- Propano Máximo - 3,0 %Vol

- C4+ Máximo - 1,5 %Vol

- Oxigênio Máximo - 0,5 %Vol

- Inertes Máximo (N2 + CO2) - 4,0 %Vol

- Nitrogênio Máximo - 2,0%

- Enxofre total - 70 mg/m³

- H²S Máximo - 10 mg/m³

- Ponto de orvalho máximo - -45 °C (1 ATM)

Riqueza

Conjunto de componentes do gás natural mais pesados que o etano (Fração C3+). Se o teor de pesados for superior a 8,0% o gás é considerado rico, se for menor que 6,0% o gás é considerado pobre, se o teor estiver entre 6,0 e 8,0% o gás é considerdo de riqueza mediana. A riqueza é um parâmetro importante na seleção da via tecnologica a ser utilizada no processamento do gás.

Curioso :

Outro diferencial do gás natural é a baixíssima emissão de dióxido de enxofre e de resíduos do processo de combustão presentes na fumaça.

Acompanhando a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, investimos na expansão da rede de distribuição e em novas tecnologias que estimulem a oferta e o consumo de gás natural.

Versátil, o gás natural pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.




2 comentários: